Acesso Rápido

Untitled Document
Últimas Noticias
Vereadores de Iporanga pedem apoio para 1º secretário aos quilombolas do município
Publicado dia: 13/06/2013

Vereadores de Iporanga pedem apoio para 1º secretário aos quilombolas do município

Quatro vereadores de Iporanga, Vale do Ribeira, estiveram nesta quinta-feira, 6/6, no gabinete do 1º secretário da Assembleia Legislativa, deputado Enio Tatto (PT), para pedir apoio às comunidades quilombolas do município e também para a retomada dos estudos e implantação do Plano de Manejo do Parque Estadual Turístico do Alto Ribeira (Petar). Os vereadores que visitaram o 1º secretário são Adilson Rodrigues da Silva (PPS), Aparecido Ursulino Mota (PMDB), Dillan Mendes da Silva (PPS) e Maria Lucia Silva Cardoso (DEM).

Com relação às comunidades quilombolas, eles pediram auxílio para a compra de um caminhão para o Programa Agricultura Familiar, de um automóvel para assistência técnica rural e para a reforma dos Postinhos de Saúde. Quanto ao Petar, solicitaram que o governo do Estado retome e conclua o Plano de Manejo, pois o plano anterior foi reprovado no final de 2011 pelo Conselho Estadual do Meio Ambiente (Consema).

"As reivindicações dos vereadores são muito justas porque Iporanga é um município carente e que dificilmente conta com ações por parte do governo do Estado. Vou fazer indicações ao Estado e apresentar emenda ao Orçamento do próximo ano para que eles tenham um caminhão para transportar e distribuir os alimentos produzidos por quilombolas e pequenos produtores rurais", disse Enio Tatto.

Os vereadores explicaram ao 1º secretário que o caminhão, além de transportar a produção agrícola, também servirá para distribuir os alimentos do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), ambos do governo federal. Já o automóvel será utilizado no transporte dos agrônomos e técnicos agrícolas até as comunidades quilombolas e levar pessoas destas comunidades para reuniões distantes de seus locais de moradas.

Eles pedem a reforma dos Postinhos de Saúde para evitar viagens de até duas horas à cidade, como os moradores do Quilombo Porto Velho, ou de barco, como os do Quilombo Praia Grande. Sobre o Petar, eles pedem urgência na definição do Plano de Manejo porque Iporanga tem no ecoturismo uma de suas principais fontes de renda gerada pelas atividades nas cavernas, rios, cachoeiras e trilhas dentro do Parque.



Fonte: Assororia de imprensa da 1º Secretaria
Mais fotos para esta noticia:
Câmara Municipal Iporanga - Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização.
Presidente da Câmara
Partido:DEM
11/10/1954
Vereador Ariovaldo Lopes Rodrigues, está em seu segundo mandato e é Presidente da Câmara Municipal de Iporanga.
LEIA MAIS

Copyright © 2012 -Câmara Municipal de Iporanga (SP) 
Avenida Iporanga, 112 – CEP: 18330 000 - Iporanga – SP
Tel: (0xx15) 3556-1473